Você sabe a importância da Política de Responsabilidade Social das empresas?

 

A responsabilidade social vem ocupando um espaço cada vez maior nas empresas brasileiras, mas você sabe o motivo desse assunto ter se tornado tão importante e essencial?

Mais do que qualidade e preço, os consumidores passaram a procurar por marcas comprometidas com a sociedade e o meio ambiente e que adotam práticas socialmente responsáveis e sustentáveis.

As organizações socialmente responsáveis são aquelas que repensam suas posturas, comportamentos e condutas e, dessa forma, se estruturam para colocar em práticas atitudes que promovam o bem-estar de todos os envolvidos, interna e externamente.

Ekobé apresenta sua Política de Responsabilidade Social Corporativa

 

A Ekobé acaba de lançar sua Política de Responsabilidade Social Corporativa (PRSC), como forma de representar seu compromisso contínuo com o comportamento ético e o desenvolvimento econômico, promovendo a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores e familiares, da comunidade local e de toda a sociedade. A PRSC da Ekobé é resultado dos princípios, valores e cultura organizacional da empresa, ou seja, “o jeito de ser Ekobé”. É uma espécie de carta-compromisso que orienta e motiva sua contribuição para o desenvolvimento do bem-estar de todos.

Esse compromisso busca ainda prevenir impactos ao meio ambiente e às pessoas devido às atividades da Ekobé em processos de aquisição, produção, comercialização e entrega. Como forma de garantir a sustentabilidade desses passos, a Ekobé desenvolve com absoluta prioridade programas, projetos e ações que geram soluções sustentáveis e inovadoras, garantindo um ciclo contínuo e inteligente de melhorarias e soluções eficazes na mitigação de impactos sociais e ambientais, além de gerar viabilidade ao negócio, essência da empresa.

Para viabilizar e incentivar as políticas adotadas, a Ekobé criou um comitê interno, formado por pessoas de todos os níveis hierárquicos da empresa, que será responsável por operacionalizar a gestão de boas práticas e governança corporativa.

AÇÕES PRSC

Nós escolhemos as lâmpadas de LED

Ainda em fase de elaboração do projeto de construção da nova fábrica, a Direção da Ekobé decidiu utilizar 100% de lâmpadas Light Emitting Diode (LED), não apenas pela economia de energia, mas também pelo compromisso com o meio ambiente.

As vantagens do uso de LED em relação ao meio ambiente:

  • Não possuem mercúrio, substância tóxica encontrada em outras lâmpadas;
  • Não emitem raios UV e infravermelhos;
  • Tem maior vida útil que lâmpadas comuns, logo ajuda a reduzir o descarte de lixo;
  • Reduz o consumo de energia em até 80%.

Produzir com inovação, sendo financeiramente viável, ambientalmente inteligente e sustentável é o jeito Ekobé de ser.

Planta industrial mais sustentável

A fábrica da Ekobé foi planejada para que mais da metade de sua área total fosse totalmente permeável.

O piso drenante é uma alternativa ecologicamente correta para preservar o meio ambiente, colaborando para a infraestrutura urbana, reduzindo enchentes, alagamentos e seus respectivos impactos ambientais. Também conhecido como piso permeável, seu material possibilita o escoamento da água para o solo.

Mais uma vez o jeito de ser Ekobé levou a empresa a pensar em detalhes que alinharam o cumprimento de dimensões legais, mobilidade eficaz, segurança, estética e sustentabilidade ambiental.

Programa de sustentabilidade e o combate à fome

Sustentabilidade, respeito às pessoas e ao meio ambiente e desenvolvimento comunitário são valores fundamentais para a Ekobé. Essa base alicerça iniciativas relevantes que beneficiam instituições e, principalmente, pessoas.

Por isso, a empresa implantou um programa interno de reciclagem de resíduos sólidos de suas atividades produtivas e administrativas. Esses resíduos são captados, selecionados e comercializados, sendo que os valores recolhidos com a ação de reciclagem são revertidos na compra de cestas básicas que são doadas à comunidade de Capela do Alto.

Assim, alinhamos sustentabilidade, conscientização ambiental e combate à fome, fortalecendo o “Jeito de Ser Ekobé”.